petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

QUEM SOU EU

BLOG PETROLEIRO ANISTIADO

Carlos Augusto A. Dória, economista, aposentado pelo Plano Petros I no início de 1993 após ter trabalhado por 14 anos numa subsidiária da Petrobras chamada Petrobras Comércio Internacional, (INTERBRÁS).

Minha ligação com a Petrobras, remonta desde o início da década de 50, quando levado pelo meu avô paterno, um oficial do exército extremamente nacionalista, participava das reuniões que eram realizadas no Clube Militar do Rio de Janeiro, onde era discutida a criação da Petrobras. Era a época da campanha “O Petróleo é Nosso”, campanha essa liderada pelos militares e pelos estudantes, tendo a UNE à frente.

Nessas reuniões, tive oportunidade de conhecer, entre outros, cidadãos como o General Cardoso, pai do FHC, e o Horta Barbosa, grandes líderes da mencionada Campanha.

Em 1976, fui trabalhar na INTERBRÁS, tendo ocupado nos últimos 4 anos de sua existência, a função de Gerente de Commodities.
Essa Empresa, foi lamentavelmente e criminosamente extinta pelo ex-presidente Collor, num verdadeiro ato de lesa-pátria, só comparável às privatizações da era FHC. Não havia nenhuma razão econômico-financeira para sua extinção, tendo em vista que era uma empresa eficiente e lucrativa como mostrava sua relação lucro líquido/vendas igual a 0,22%, comparável às grandes “traders” japonesas, na época conhecidas como “tigres asiáticos”.

Com o término da INTERBRAS, seu “fundo de comércio” de valor incalculável, representado pela sua atuação em mais de 100 países e seu porte-fólio de quase 2000 produtos, foi entregue de “mão beijada” à uma trade privada que negociava num ano o que a INTERBRAS negociava num mês. Além do mais, essa trade da Petrobras, trouxe para o nosso país, novas práticas de comércio, como o uso do mercado futuro para fazer hedge, bem como a prática de contra-partidas, operações de “barter” e “offshore”, etc.

No começo de 2012, já com 72 anos, recebi a notícia de que havia sido anistiado e voltaria a trabalhar na Petrobras, o que aconteceu no final de fevereiro próximo passado.

Retorno com todo o gás, com o espírito de um jovem iniciando sua vida profissional numa empresa, que não é uma empresa qualquer, e sim a maior da América Latina e uma das 5 maiores empresas de energia do mundo.

 

PS. Sinto que há uma certa curiosidade a respeito do que eu fazia antes de trabalhar na Interbrás e mesmo também depois de me aposentar.

Depois que me formei, prestei concurso para o IBC, Instituto Brasileiro do Café, e passei a trabalhar na Divisão de Economia Rural, que tinha entre suas atribuições, fazer pesquisas cafeeiras, (previsão de safra e custo de produção).

Isso me obrigava, de três em três meses, a viajar para as regiões cafeeiras dos principais Estados produtores, principalmente Paraná e Minas Gerais.

Nesses Estados, visitava propriedades cafeeiras e fornecedores de insumos, no intuito de colher informações para a elaboração de previsões de safra e custo de produção para produzir uma saca de café. Virei dessa forma, economista agrícola.

Fiquei algum tempo como chefe da mencionada Divisão de Economia Rural e depois como chefe do Departamento Econômico do IBC, quando fui convidado para ir montar uma área de café na recém criada Interbrás, área essa, que com o passar dos anos, se transformou numa Gerência de Café e depois de commodities, tendo em vista que passou a negociar não só café, mas também cacau e açúcar e no seu início, o complexo soja (grãos, farelo, torta, óleo).

Depois que a Interbrás foi extinta, trabalhei algum tempo em empresas exportadoras de café, porém, quando meus filhos saíram de casa, resolvi trabalhar por conta própria em casa.

Até que, no início de 2009, resolvi virar blogueiro, sendo responsável por um blog que tem como foco, principalmente política, economia e meio ambiente. Gostei de ter me transformado num jornalista da mídia alternativa e vou tocando minha vida.

Agora tentando conciliar meu trabalho no RH do Gás&Energia da Petrobras, com minha atuação na blogosfera, onde através dela, posso defendê-la das investidas de quem quer depreciá-la,  como vem acontecendo na quadra atual.

 

 

 

 

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “QUEM SOU EU

  1. Prezado Carlos Augusto,
    Surpreso, deparo-me com o blog “Petroleiro Anistiado”, recebido pelo boletim Outras Palavras. Curioso, insisti em obter mais informações. Li a página Quem Sou Eu e constato que somos companheiros de jornada… Sou aposentado da PETROBRÁS (mãe…) pelo Plano Petros BD, tenho 70 primaveras, resido em Casimiro de Abreu, RJ, (morei antes no Rio e trabalhei no EDISE) onde desde a minha aposentadoria desenvolvo um trabalho comunitário gratuito, graças a Deus. Participo de dois foruns de discussão. Um, no âmbito da Bacia de Campos (por onde fui aposentado) e outro de âmbito nacional. No primeiro, detabe-se a política nacional dos petroleiros, as safadezas que são cometidas contra a nossa categoria etc. Fraterno abraço, Claudio Ribeiro

  2. Carlos Augusto,
    Uma retificação no meu comentário. No primeiro forum, o da BC, debate-se a situação da categoria na Bacia, e no segundo é que se debate a política nacional dos petroleiros etc. Desculpe. Abraços, Claudio Ribeiro

    • Desculpe Claudio, como administro dois blogs e ainda estou na ativa, não costumo ler os comentários. Falha grave minha, reconheço, daí só agora tomei conhecimento da sua postagem.
      abraços dória

  3. Carlos, olá! Preciso de sua ajuda sobre procedimentos para ser anistiado! Por favor entre em contato comigo, se o senhor puder. Obrigada

    • Laryssa, desculpe só responder hoje.Abandonei temporariamente este blog pois não estou conseguindo postar nada. É difícil responder seu questionamento sem ter mais dados. No meu caso, sou ex-empregado da Interbras, extinta pelo Collor. Voltei porque estava dentro do prazo da lei de anistia.

  4. Prezado Sr. Carlos Augusto A. Dória
    Bom dia,
    Num dia de idas e vinda na “net”, me deparo com seu blog, achei muito interessante. Realmente somos fruto de superações e avanços constantes, fatos que demonstram nossa força interior que nos impelem a caminhar sempre com maestria, segurança e confiança. Diante disso, sinto-me a vontade para relatar ao senhor minha vida profissional, uma vez que busco uma oportunidade de trabalho. Gostaria de te enviar meu curriculum.
    Prestei serviço em duas terceirizadas na Petrobrás, na Refiinaria Landupho Alves na cidade de Candeias/Ba e em Taquipe. Sou formada em Economia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, com registro no Conselho de classe da Bahia CRE: 5432, tenho experiência entorno de 08 (oito) anos na área Administrativa nos cargos de Gerência, administrativa Coordenação, Supervisão, Preposto e Assistente Administrativo, gestão de pessoas, setor financeiro, departamento de pessoal, atendimento a clientes, Lançamento e controle de medições no sistema, Controle de mão de obra, funcionários e terceiros, controle de documentação da empresa e fiscais, emissão e recebimento de notas fiscais;
    Conhecimento nas operações com o sistema RM Labore, RM Chronus e RM Vitae, Sistema de Informações Contábeis e Financeiras – SICOF, MS -Project, certificada também com a ISO 9000-Qualidade Total, licitações, compras e setor de cobrança.
    Participação de projetos e ações para o crescimento de 40% nos resultados gerais de lucratividade da empresa, contribuindo para diminuição de gastos desnecessários na execução do controle de custos nos diversos setores. Reportava-se aos coordenadores da área para avaliação de desempenho e elaboração de tarefas. Conhecimento avançado das ferramentas do Pacote Office. Dinâmica, pró-ativa, de fácil adaptabilidade e comunicativa.

    Atenciosamente,

    Miriã Batista Pereira Lopes
    Contato: miriabp@hotmail.com
    Fone: (79) 9858-7483
    (79) 3245- 8473

    • Miriã,

      desculpe só lhe responder agora. Infelizmente não adianta vc encaminhar seu curriculum, pois o acesso à Petrobras é feito por meio de concurso público, como vc já deve saber. A sugestão que lhe dou é enviá-lo para empresas privadas concorrentes da Petrobras, cujo número aumentou muito no nosso país nos últimos anos.
      abs carlos dória

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s