petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETROBRAS – Pré-sal atinge produção de 1,6 milhão de barris por dia.

Deixe um comentário

Pré-sal com produção 1,5 milhões de barris por dia é hoje muito menor que foi no passado

Pré-sal atinge a produção de 1.570.000 barris de óleo equivalente por dia oriunda de apenas 68 poços. Um colosso.

Assim cada dia que passa o pré-sal está mais próximo de atingir a maior parte da produção nacional de óleo e gás, já que a produção total de petróleo e gás natural no Brasil foi em dezembro de 3,433 milhões de barris de óleo equivalente por dia, segundo a ANP.

Só a plataforma P-58 produziu 189,6 mil barris de óleo equivalentes por dia em quatro campos de petróleo (Jubarte, Baleia Azul, Baleia Anã e Baleia Franca) através da interligação de um total de 13 poços.
Por tudo isso e pela surpresa com o seu baixo custo de produção, o pré-sal se consolida como a maior fronteira petrolífera descoberta nas últimas duas décadas no mundo, possuindo 6 dos 10 maiores campos de petróleo contabilizado neste período.
Assim, esta joia de nossa República é hoje cobiçada no mundo inteiro.
A demanda por produtos e serviços para a exploração/produção dessa imensa reserva vinha ativando o que passei a chamar da tríade “petróleo-porto-indústria naval” promovendo o econômico e social através da geração de empregos em diferentes regiões do país, mas foi dizimada.
Os campos de petróleo estão sendo entregues assim como os serviços de engenharia e de fornecimento de equipamentos a corporações globais, abandonando a indústria nacional que vinha crescendo com a política de conteúdo nacional que está em vias de ser cortada.
Um setor que já chegou a ser responsável por cerca de 13% do PIB brasileiro, hoje está cada dia menor e menos voltado aos interesses da população brasileira.
Desta forma, as veias abertas do pré-sal em nosso litoral passa a estar a serviço das economias centrais, mantendo a nossa condição de colônia.
Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s