petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETRÓLEO – Vamos ficar só com o royalty….

Deixe um comentário

“Vamos ficar só com o royalty sem benefício para população. Seremos uma Nigéria. Esse petróleo não queremos, preferimos que fique no fundo do mar”

Do blog do Roberto Moreno

A indústria nacional e suas associações se mantiveram silentes durante longo tempo, junto com as federações que têm na presidência ex-empresários, hoje rentistas, como a Fiesp e Firjan.

Assim, submergiram junto com a Lava Jato e ajudaram nas artimanhas políticas que culminaram com o golpe. Só agora começaram a reagir ao processo montado pelo governo Temerário de entrega do país e sem um projeto nacional. É neste contexto que vale conhecer a fala do presidente da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), José Veloso Cardoso, publicado em matéria nesta segunda-feira, (2 jan.) no Valor:

“Quando se fala de concessões públicas e das rodadas de leilão do setor de petróleo e gás é necessário haver contrapartidas para a geração de renda e emprego no país. A abertura para a exploração de petroleiras estrangeiras nos próximos leilões, certamente vai atrair mais interessados. Isso pode transformar o Brasil num país da Opep, mas vamos ficar só com o royalty e não gerar benefício diretamente para a população. Seremos como Nigéria ou Venezuela. Sem criar uma cadeia de valor agregado, não promovemos riqueza. Esse petróleo não queremos, preferimos que ele fique no fundo do mar”.

A Noruega avançou no desenvolvimento da indústria do petróleo com apoio e planejamento de medidas de conteúdo nacional/local. Aqui no Brasil até a estatal norueguesa Statoil defende que se suspenda estas medidas para atuar livremente em busca de lucros e sem se importar com o país.

Conteúdo local/nacional é um dos itens de soberania. Eles podem ser readequados, reajustados, ou aperfeiçoados mas nunca suprimidos. Se o Brasil não se dá o respeito e nem se interessa por um projeto de nação, quem haverá de fazer?

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s