petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETROBRAS – Seu “black friday”.

Deixe um comentário

Nicolelis critica processo de desmonte da indústria brasileira

Neurocientista defende Petrobras, afirmando que comunidade científica internacional está perplexa com o retrocesso no Brasil

Jorna GGN – Em entrevista exclusiva, que você acompanhará na íntegra aqui no GGN, dia 28/12, o médico neurocientista Miguel Nicolelis alerta para a importância da ciência como indutora de desenvolvimento no país.
Nicolelis foi para os Estados Unidos em 1988 e, anos mais tarde, foi responsável pela descoberta do sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por sinais cerebrais. Hoje ele está à frente de estudos sobre integração do cérebro humano com máquinas, na busca de uma solução para pessoas com deficiência física e motora.
Sua experiência no exterior apontou que o investimento público em ciência e tecnologia é fundamental para o crescimento socioeconômico, tornando-o mais um crítico do processo de desmonte atual da indústria brasileira e, em especial, da Petrobras. Para ele, a Petrobras, considerada a principal empresa do Brasil, em todos os tempos, è indutora direta do desenvolvimento industrial desencadeado na última década. Diz ele: “É como um americano falou para mim, é o Black Friday da Petrobras”.
Defendendo uma atuação mais forte do Estado, Nicolelis frisa que o grande avanço tecnológico que a sociedade norte-americana exporta hoje para o mundo existe graças ao forte investimento público na indústria e na ciência.
Nicolelis defende o fortalecimento de três pilares para o Brasil sair da rota que o mantém hoje na periferia dos países desenvolvidos: cultura científica, modelo educacional com inclusão de ciência e visão estratégica de que a ciência contribui para o desenvolvimento do país.
E a imprensa? Para Nicolelis a imprensa cobre de forma pífia a ciência, vale lembrar a cobertura medíocre que deram ao exoesqueleto na abertura da Copa 2014.
Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s