petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

RÚSSIA – Recorde nas exportações de petróleo

Deixe um comentário

Rússia caminha para bater recorde na exportação de petróleo este ano

 

As exportações de petróleo da Rússia caminham para registrar um volume recorde este ano, o que está intensificando a disputa por mercado na Europa, diante do aumento dos embarques dó produto iraniano para a região.

As exportações russas cresceram 4,9% para 5,55 milhões de barris por dia no primeiro semestre em relação a igual período de 2015, segundo dados do Ministério da Energia do país. Em junho, a produção de petróleo da Rússia cresceu 1,14% em relação a igual mês do ano passado, para 10,843 milhões de barris por dia. O país vem reportando aumento da produção todos os meses desde julho de 2014.

“Se a produção permanecer estável, então, provavelmente será um ano recorde de exportações” russas, disse Christopher Haines, chefe de petróleo e gás da BMI Research. “Isso significa que a concorrência está forte, especialmente com o Irã enviando mais petróleo para o sul da Europa.”

A Rússia, maior exportadora de energia do mundo, havia sinalizado em abril que iria aumentar a produção e as exportações, depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fracassou em adotar um plano para reduzir o excesso de oferta da commodity, em parte por causa da recusa do Irã em participar do esforço. Após o fim das sanções econômicas internacionais em janeiro, o Irã elevou rapidamente sua produção e passou a recuperar clientes na Europa.

O petróleo tipo Urals da Rússia, que é similar ao iraniano, foi o que mais se beneficiou do embargo europeu contra o Irã em 2012, imposto por causa do seu programa nuclear. Porém, com o fim das sanções, as exportações iranianas dobraram rapidamente para cerca de 2,1 milhões de barris por dia, com os embarques para a Europa alcançando 445 mil barris por dia em maio, ainda abaixo dos cerca de 600 mil barris por dia de antes das sanções.

“Enquanto durar a guerra por participação no mercado, todos estão cientes dos esforços dos produtores do Oriente Médio para expandir sua presença nos mercados onde eles não costumavam operar, como as refinarias da Europa do Leste e Central”, disse Artem Konchin, analista de petróleo da Otkritie Financial Corp. “O mesmo pode ser dito sobre a disposição da Rússia de obter mais espaço na Ásia.”

A Rússia caminha para superar a recente estimativa do ministro de Energia, Alexander Novak, de 252 milhões de toneladas (5,05 milhões de barris por dia) em exportações de petróleo e a previsão de até 255 milhões de toneladas feita pelo vice-ministro de Energia, Aleksey Teksler, em abril. As exportações russa alcançaram um volume recorde de 253,9 milhões de toneladas em 2007, segundo dados do Ministério de Energia.

Fonte: Valor Econômico

 

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s