petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

ARGENTINA – Justiça derruba aumento nas tarifas de gás.

Deixe um comentário

Justiça argentina derruba alta em preço de gás determinado por Macri

 

BUENOS AIRES – Uma das principais medidas adotadas pelo governo argentino para reduzir o déficit fiscal foi anulada nesta quinta-feira (7) pela Justiça. Foram derrubadas as resoluções do Ministério de Energia que estabeleciam reajustes de até 500% nas tarifas de gás.

Os aumentos haviam sido determinados em abril em um programa do governo de Mauricio Macri de redução de subsídios. Durante o kirchnerismo (2003-2015), o Estado ficou responsável por pagar grande parte dos serviços de energia e transporte, reduzindo os valores arcados pela população, mas elevando o déficit público.

Os aumentos nas tarifas, que afetam também luz e transporte, estão entre as principais fontes de crítica ao governo Macri, ao lado da inflação –que chegou a 20% nos primeiros cinco meses deste ano. O presidente afirma que esses problemas são decorrentes da “herança” que recebeu do governo Kirchner e prometeu que a situação começará a melhorar neste segundo semestre.

A decisão, que ainda pode ser revertida, foi tomada por juízes da província de Buenos Aires, mas, segundo a imprensa local, tem alcance nacional. De acordo com o documento, os valores pagos neste ano com o ajuste deverão ser devolvidos aos consumidores em forma de crédito.

Em outras localidades, como Córdoba e Jujuy, decisões semelhantes já haviam sido emitidas, mas valiam apenas dentro das províncias. Em Jujuy, o juiz Mariano Cardozo interpretou que a medida havia sido adotada de forma ilegal por o governo não ter realizado audiências públicas antes do reajuste.

Em nota, o Ministério de Energia informou estar analisando o alcance da decisão da Justiça da província de Buenos Aires e que recorrerá para manter o reajuste “determinado dentro dos marcos legais de cada um dos serviços públicos envolvidos”.

Fonte: Valor Econômico

 

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s