petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETROBRAS – Sexta plenária nacional da FUP.

Deixe um comentário

Petroleiros fazem plenária nacional para debater desmonte da Petrobras


 

 

Sob o comando do presidente interino, Pedro Parente, a companhia acaba de anunciar a “cessão” da exploração de importantes ativos. A estatal vai vender campos marítimos em Sergipe e Ceará. O anúncio foi feito na segunda-feira (4).

“Vamos discutir governo interino, as questões dos trabalhadores e, com certeza, vamos tirar um plano de luta dos petroleiros. Os ataques a nossa categoria têm sido muitos”, diz o coordenador da FUP, José Maria Rangel. Parente estuda, por exemplo, a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho, diminuindo os salários em até 25%, para conter gastos.

Está em análise, pela comissão especial criada para esse fim, o Projeto de Lei 4.567/16, que retira a exclusividade da Petrobras como operadora do pré-sal, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), atual ministro das Relações Exteriores. Segundo a FUP, o presidente interino, Michel Temer, orientou sua bancada para aprovar o projeto e enviá-lo ao plenário da Câmara para que seja votado ainda esta semana.

Em nota, a entidade afirma que, “com o país refém de um governo golpista e entreguista, é preciso unidade para construção de uma grande frente de resistência à avalanche de ataques que ameaça a democracia, os direitos da classe trabalhadora, as políticas públicas e sociais e a soberania nacional”.

De acordo com a FUP, a Petrobras e o pré-sal “estão no centro desse desmonte e por isso os petroleiros precisam rearticular a luta nacional da categoria em defesa da estatal e do petróleo brasileiro”.

O tema da 6ª Plenafup é “Manter acesa a chama da resistência”. A FUP lembra que esse é o mesmo mote que marcou a categoria em 1995, quando realizou seu primeiro congresso nacional, “em meio a demissões, punições, intervenções nos sindicatos e tantos outros ataques do governo Fernando Henrique Cardoso”.

”Naquela época, como hoje, os petroleiros tinham acabado de sair de uma greve que entrou para a história da categoria. Vinte e um anos depois, os trabalhadores do Sistema Petrobras voltam a enfrentar o mesmo projeto ultraliberal de desmontes e de privatizações” diz a FUP. Participarão dos debates lideranças das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, parlamentares e movimentos sociais.

Fonte: RBA

 

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s