petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

ENERGIA RENOVÁVEL – Números promissores.

Deixe um comentário

FONTES LIMPAS

Uso de energia renovável atinge números promissores

Uso de energia proveniente de fontes renováveis, como a solar e a eólica, vem crescendo, enquanto o custo segue em queda livre

Uso de energia renovável atinge números promissores
A média global do custo da energia solar caiu 61% entre 2009 e 2015 (Foto: Pixabay)

Muitos líderes mundiais, a maioria de países em desenvolvimento como a Índia, afirmam ser difícil reduzir as emissões de carbono que aquecem o planeta porque dependem de combustíveis fósseis baratos, em especial o carvão, para manter a energia elétrica acessível.

Porém, esse argumento está perdendo força à medida que o custo de energia de fontes renováveis como a solar e a eólica segue em queda livre. Segundo um relatório divulgado pela ONU, no ano passado, pela primeira vez, as fontes renováveis de energia representaram a maior parte da nova capacidade elétrica gerada no mundo.

Também pela primeira vez, mais da metade dos US$ 286 bilhões investidos em energia renovável no mundo ocorreram em países emergentes como Índia, Brasil e China. Além disso, em 2015, 10,3% de toda a energia gerada no planeta eram provenientes de fontes renováveis, o dobro do registrado em 2007.

A média global do custo da energia solar caiu 61% entre 2009 e 2015. No mesmo período, o custo da energia eólica gerada em solo caiu 14%. Em regiões ensolaradas, como na Índia e em Dubai administradores de fazendas de geração de energia solar se ofereceram para vender energia por menos da metade do preço da média global. Segundo a consultora holandesa KPMG, em 2020, o preço da geração de energia solar na Índia será 10% mais barato do que o preço da energia gerada por carvão.

São dados otimistas que sugerem que a emissão de carbono  pode ser reduzida de forma mais rápida e barata do que o previsto. E dão esperança de que muitos países conseguirão atingir suas metas de redução de emissão fixadas em dezembro, em Paris, na última Conferência do Clima.

A substituição do carvão por fontes renováveis também terá um forte impacto na saúde global, especialmente em países altamente poluídos como China e Índia, onde o excesso de poluentes como fuligem e fumaça tornam o simples ato de respirar uma tarefa complexa.

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s