petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETROBRAS – GNL exportada pelo EUA chega ao Brasil.

Deixe um comentário

 

Navio com 160 mil m³ de gás atraca em terminal do Rio de Janeiro; insumo atenderá à geração termeletrica, especialmente

O Brasil foi o primeiro destino do primeiro carregamento de gás natural liquefeito (GNL) exportado pela parte continental dos Estados Unidos (que não inclui o Alasca e o Havaí). A Americana Cheniere Energy exportou 160 mil metros cúbicos de gás natural para a Petrobras, destinado ao mercado interno, especialmente à geração de energia térmica.

O montante é equivalente a 96 milhões de m³ de gás natural, estima a petroleira brasileira. O navio metaneiro Asia Vision partiu do terminal de Sabine Pass, no estado da Louisiana (EUA)

A operação contou com a presença do cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, James Story, Renato Pereira, vice-presidente da Cheniere Energy; e Alvaro Tupiassu, gerente executivo de Comercialização de Gás e Energia da Petrobras.

Projeção para GNL

A Petrobras avalia que o mercado brasileiro de GNL nos próximos anos passará por um processo de diversificação de players e descentralização do fornecimento de combustível. Em evento realizado na semana passada, Tupiassu traçou cenário de maior competição do negócio no país até o final da década.

“Nossas projeções apontam que, até aproximadamente o ano de 2020, o mercado contará com um maior número de players, produzindo e/ou importando e podendo vender diretamente aos consumidores finais. Essa é uma tendência natural, dado o reposicionamento da companhia nas atividades ligadas à área de gás natural”, analisou Tupiassu.

No país, já há alguns sinais de diversificação. A Bolognesi fechou contratos de fornecimento de GNL com a Shell para atender suas térmicas em implantação na Bahia e no Rio Grande do Sul, enquanto a Exxon será a supridora da térmica da Genpower que será construída no Sergipe.

Segundo a Petrobras, atualmente a importação de GNL corresponde a aproximadamente 20% da oferta de gás no país.

Fonte: Brasil Energia

 

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s