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PETROBRAS – Duas argentinas disputam ativo da Petrobras.

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Por Maria Cristina Frias*
Com pressa para fazer caixa, a Petrobras tem mais um ativo bem encaminhado para a venda, segundo uma pessoa que acompanha as negociações para o desinvestimento da companhia.
A empresa tem duas propostas na mão de interessados em comprar a operação na Argentina, a Petrobras Energía S/A.
Além da Pampa, maior companhia do setor elétrico argentino, que já ofereceu US$ 1,2 bilhão (R$ 4,8 bilhões) pela empresa, a estatal YPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales) também acenou com a intenção de compra da empresa por um valor maior, de US$ 1,5 bilhão (R$ 6 bilhões).
A contrapartida seria contar com “escrow account”, ou seja, se houverem passivos além do que já se conhece, eles serão arcados pela estatal brasileira.
O esforço na Petrobras é para aumentar o preço oferecido pela Pampa e escapar da exigência da “contabilidade garantidora”.
A expectativa é que o negócio seja fechado no primeiro trimestre. A avaliação entre participantes da negociação é que, com duas empresas no páreo, cresce a chance de o preço ser competitivo.
A Petrobras tem oito bancos de investimento contratados para ajudá-la na comercialização de ativos.
Com a crise da Lava Jato, a escalada de endividamento da empresa e a queda do preço do petróleo, a companhia não tem tempo a perder. A empresa tem a meta de US$ 14,4 bilhões (R$ 58 bilhões), de vendas neste ano, mantidas as avaliações feitas.
A venda de 49% da Braskem pode sair ainda em janeiro, na segunda reunião do conselho no ano, que irá acontecer no dia 27 deste mês. Nesta terça-feira (19), acontece a primeira.
A negociação da Tag (Transportadora Associada de Gás), por sua vez, esfriou e deve demorar mais para se viabilizar.
Analistas de bancos que acompanham a companhia se mostram céticos. Eles avaliam que os valores que a Petrobras poderá conseguir estão aquém das necessidades da companhia por dinheiro.
E há risco de a empresa vender a preços muito baratos, destruindo valor e prejudicando acionistas.
Também há intenção de achar clientes para a Transpetro e pela Gaspetro.
*Jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
Escreve diariamente, exceto aos sábados.
Fonte: Folha de S. Paulo

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Autor: carlosadoria

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