petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETROBRAS – Rota 3 vai entrar em operação em 2018.

Deixe um comentário

Rota 3 está programado para o segundo trimestre de 2018

Gasoduto vai elevar em 18 milhões de m³/dia a capacidade de escoamento do pré-sal

A Petrobras adiou para o segundo semestre de 2018 a previsão de entrada em operação do gasoduto Rota 3, ramal de escoamento de gás natural do pré-sal da Bacia de Santos, que estava programado para entregar em operação em outubro de 2017. O gasoduto vai interligar os campos da cessão onerosa ao Comperj, em Itaboraí (RJ), onde está sendo construída uma UPGN.
O investimento no Rota 3 vai ampliar em 18 milhões de m³/dia a capacidade de escoamento de gás do pré-sal, atualmente, de 20 milhões de m²/dia, com o Rota 1 (Lula-Mexilhão-UTGCA). O sistema ainda contará com o Rota 2, que começa a operar no primeiro trimestre de 2016, com 16 milhões de m³/dia de capacidade.
Neste mês, as obras da UPGN do Comperj foram interrompidas após o consórcio QGIT (Queiroz Galvão, Iesa e Tecna) e a Petrobras não chegarem a um acordo sobre o pagamento de aditivos. Em setembro, a Petrobras informou que não faria repactuação de valores e objeto do contrato e relicitaria as obras, caso o QGIT não aceitasse as condições vigentes.
O investimento previsto para o Rota 3 é da ordem de R$ 2,76 bilhões a serem 100% arcados pela Petrobras. O projeto inclui um trecho marítimo de 184 km, com diâmetro de 24 polegadas, além da instalação de equipamentos 02 ILTs (in-line tee), 02 PLEMs, 03 PLETs, 03 jumpers rígidos de conexão e um sistema de interligação ao Gasoduto Rota 2 (Cabiúnas).
6
Em terra, serão instalados, em parte com furo direcional, 48 km de 22 polegadas, a partir da praia de Jaconé, em Maricá. Também serão necessários lançadores e receptores de pigs em Maricá e no Comperj.
Fonte: Brasil Energia

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s