petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

CHINA – Passou a seguir os EUA e incentiva a produção de shale gas.

Deixe um comentário

 

O custo de perfuração de poços de shale gas na China diminuiu cerca de 23% de 2013 para 2015. Essa diferença, devido à maior experiência das empresas na produção de gás de folhelho, tem tornado a fonte uma boa opção para suprir a demanda de gás natural do país.

A Sinopec é uma das líderes na exploração de shale gas na China ( Divulgação )

De acordo com pesquisa da U.S Energy Information Administration (EIA), custos mais baixos na perfuração e maiores investimentos na produção interna criam um cenário propício para o desenvolvimento do shale gas. A China passa a seguir os Estados Unidos, que apostou no recurso não convencional como alternativa à importação de óleo e gás, especialmente do Oriente Médio.

Em 2012, para incentivar a exploração de shale gas, o governo chinês estabeleceu um programa de subsídios que estipulou em US$ 1,80 por milhão de BTU o preço do gás natural para empresas chinesas que atingirem produção comercial de gás de folhelho. O programa, que tinha validade de quatro anos, foi prorrogado para 2020, com taxas um pouco menores.

Os recursos de shale gas no país são estimados em 31,6 bilhões de m³. Nos últimos quatro anos, mais de 700 poços foram perfurados, atingindo níveis de produção de 10,7 milhões de m³/d.

A Sinopec e a PetroChina lideram a exploração. De acordo com o governo, as empresas estão dentro do cronograma de produção de 16,9 milhões de m³/d até o final de 2015.

A exploração do shale gas se torna ainda mais estratégica com a dificuldade que a China enfrenta no desenvolvimento de outras fontes de gás natural, incluindo o metano associado a reservas de carvão (CBM).

Atualmente, existem na China mais de 20 mil poços de metano de carvão, produzindo um total de 10,1 milhões de m³/d. Apesar disso, o país enfrenta desafios geológicos significativos que reduzem a produtividade dos poços, deixando-a consideravelmente mais baixa do que em países como Austrália e Estados Unidos.

Fonte: Brasil Energia

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s