petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETROBRAS – Hub de gás natural.

Deixe um comentário

PETROBRAS
Mexilhão vira hub de gás natural

Projeto está atualmente em fase de aprovação na diretoria da petroleira para lançamento de licitação
A Petrobras concluiu o projeto básico de adequação da plataforma fixa de Mexilhão (PMXL-1), com a previsão de instalação de um novo riser de chegada à unidade, com 18” de diâmetro, exclusivo para o gás do pré-sal, e a ampliação da capacidade de recebimento de gás da plataforma.
O projeto está na fase de aprovação para lançamento da licitação que definirá a empresa responsável pelo detalhamento, construção e montagem.
Atualmente, a chegada tanto do gás produzido no pós-sal quanto no pré-sal à plataforma é feita por um único riser (BS-500), sujeita a limitações de temperatura e pressão de projeto.
Com a adequação, a PMXL-1 passará a atuar como um hub de gás do pré-sal, exportador da produção através do Gasmex (gasoduto de 34”) até à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba (SP).
O projeto prevê ainda a instalação de dois conjuntos de válvulas choke (um para cada chegada) para equalizar a pressão com o gasoduto de exportação, além de dois sistemas HIPPS (High Integrity Pressure Protection), a fim de garantir a integridade da plataforma em caso de bloqueio da exportação, o que levaria a um risco de pressão acima das condições de projeto.
Trocadores de calor, utilizando água do mar como fluido quente, serão instalados para aquecer o gás importado após a elevada quebra de pressão nas válvulas choke. Uma nova câmara de lançamento e outra de recebimento de pig também serão instaladas.
Para evitar a formação de hidrato e/ou corrosão devido ao risco de formação de água livre após a quebra de pressão, a Petrobras também instalará uma unidade de produtos químicos.
Fonte: Revista Brasil Energia – Edição Outubro

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s