petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

SHALE GAS na Europa.

Deixe um comentário

Shale na Europa deve continuar fraca a curto prazo

GlobalData acredita que um boom no shale gas europeu é improvável mesmo a longo a prazo
Um boom no shale gas europeu é improvável, tanto a curto quanto a longo prazo, de acordo com a GlobalData. A consultoria acredita que os custos políticos e os incentivos aos recursos domésticos no continente devem fazer a exploração do recurso não convencional continuar fraca.
Dentre os motivos para a pouca força do shale na Europa estão as barreiras regulatórias, o ambiente de preços competitivo e difícil geologia da região. A opinião pública também tem se demonstrado contrária à utilização da técnica de fraturamento hidráulico, criando uma pressão política que gerou uma série de medidas regulatórias para inibir a exploração.
Apenas alguns poucos países têm incentivado a exploração dos não convencionais, como é o caso do Reino Unido, onde há regulação favorável e interesse comercial. O governo britânico já anunciou que a próxima rodada de licitações deverá oferecer 27 áreas no onshore, tanto de recursos convencionais quanto do shale.
Países como Polônia e Dinamarca também têm encorajado a perfuração no shale, contrariando a opinião pública, mas o ambiente comercial desfavorável tem mantidos a exploração nestes países reduzida. De acordo com a consultoria, a maior parte dos poços perfurados em formações de shale na Europa têm encontrado gás não comercial.
Outro motivo apontado pela GlobalData para a dificuldade do desenvolvimento do shale europeu são os custos mais caros do que nos EUA. Os produtores americanos conseguiram baixar os custos de perfuração e de completação dos poços para abaixo de US$ 6 milhões, enquanto uma perfuração teste no Reino Unido demanda um investimento de pelo menos US$ 16 milhões.
Fonte: Portal Brasil Energia Petróleo & Gás

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s