petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETRÓLEO – Queda do preço já ocasionou mais de 100 mil demissões no mundo petrolífero.

Deixe um comentário

Queda do preço do petróleo já ocasionou mais de 100 mil demissões este ano

Autor: Alex Prado

A vertiginosa queda nas cotações internacionais do petróleo – quase 60% nos últimos 12 meses – está cobrando uma amarga fatura às empresas do setor. Todas as grandes petroleiras mundiais estão reduzindo custos administrativos, de prospecção e de serviços, o que provocou demissões em cadeia. Segundo o jornal espanhol El País, só nos primeiros seis meses deste ano, mais de 100 mil postos de trabalho foram cortados em todo o mundo.

Se os grupos produtores vivem momentos difíceis, são as companhias de serviços petroleiros que estão pagando o preço mais alto. Saipem, provedora de serviços controlada pela italiana ENI, anunciou no mês passado a dispensa de 9 mil trabalhadores. Antes, fizeram o mesmo a Schlumberger – maior empresa do mundo de assistência petroleira -, com 11 mil demissões; Weatherford (11 mil); Baker and Huges (10.500) e a Halliburton (9 mil).

E os analistas do mercado de petróleo acreditam que os baixos preços se manterão pelo menos até 2016, diante dos altos estoques mundiais, como divulgou, na semana passada, a Agência Internacional de Energia. A OPEP está inundando o mercado mundial: em julho bombeou uma média de 31,5 milhões de barris diários, a quantidade mais elevada dos últimos três anos.

Somente nesta segunda-feira (24) , os preços do petróleo caíram quase 3%, influenciado pela crise acionária no China. Aqui no Brasil, as ações da Petrobrás também tiveram forte queda, que chegou a mais de 5% no começo do pregão, recuando para 4%.

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s