petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETROBRAS – Relatório de Sustentabilidade

Deixe um comentário

Blog Fatos e Dados

Relatório de Sustentabilidade apresenta nosso desempenho em 2014

 

RS2014.jpgA nova edição do nosso Relatório de Sustentabilidade, divulgada hoje (11/08), apresenta o nosso desempenho operacional, econômico, social e ambiental no ano de 2014. Elaborado anualmente, o relatório constitui um importante documento de transparência sobre nossas atividades e desafios. Entre os resultados positivos do último ano, relatamos que algumas espécies trabalhadas por projetos que patrocinamos apresentaram melhoria da situação ou foram excluídas da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente. Esse foi o caso da baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) e do albatroz-de-sobrancelha-negra (Thalassarche melanophris).

Um dos destaques operacionais de 2014 foi o crescimento da nossa produção total de petróleo e gás, que foi de 2,670 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), 5,1% acima do volume de 2013. No Brasil, o crescimento foi de 6% e alcançou 2,461 milhões de boed. E esse crescimento foi acompanhado da melhora nas nossas atividades diárias, com processos mais eficientes e uma força de trabalho cada vez mais preparada, o que resultou na redução de 63% do volume de derramamentos de petróleo e derivados em 2014, atingindo 69,5 m³. Esse limite é 85% abaixo do limite de alerta fixado para o ano (470 m³) e constitui um excelente resultado no panorama do setor de óleo e gás no mundo.

crescimento-producao.png

O ano de 2014 também assinala a adoção de importantes medidas com foco na transparência e no aprimoramento da nossa estrutura de gestão. Criamos, em novembro, a Diretoria de Governança, Risco e Conformidade, com o objetivo de assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos, como os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos, internos e externos à companhia. Também lançamos o Manual do Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC), reafirmando nosso compromisso com a ética, a transparência e a tolerância zero à fraude e à corrupção em nossas atividades de negócios.

Investimento social

Nosso investimento social em 2014 totalizou cerca de R$ 612,2 milhões, alcançando mais de 1,4 mil projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos, no Brasil e nos países onde atuamos. As iniciativas que apoiamos visam contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando renda, promovendo a proteção ambiental, ampliando o acesso a práticas esportivas e fortalecendo a cadeia produtiva da cultura.

investimento-social.png

São investimentos como esses que nos permitiram contribuir para a melhoria da situação de espécies ameaçadas de extinção. Além da baleia jubarte e do albatroz-de-sobrancelha-negra, não mais ameaçados de extinção, o peixe-boi marinho (Trichechus manatus) passou da situação de “Criticamente em Perigo” para “Em Perigo”.

As instituições executoras do Projeto Baleia Jubarte, Projeto Albatroz e Projeto Manati, que apoiamos desde 1996, 2006 e 2010, respectivamente, contribuíram para a elaboração dos Planos de Ação Nacionais para Conservação dos Grandes Cetáceos, dos Albatrozes e Petréis e dos Sirênios, coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Relatório

O Relatório de Sustentabilidade é produzido anualmente com o objetivo de fornecer aos nossos públicos de interesse informações sobre a atuação e estratégia corporativas voltadas ao desenvolvimento sustentável. O relato de informações é orientado pela ISO 26000, norma de responsabilidade social corporativa, e a publicação segue a versão mais atual das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), principal iniciativa mundial na definição de parâmetros para relatórios desta natureza. O relatório apresenta informações sobre atuação corporativa, desempenho operacional, resultados e contribuições para a sociedade, práticas trabalhistas e meio ambiente. O relatório, assegurado pelos auditores independentes da PricewaterhouseCoopers, também apresenta o progresso em relação aos dez princípios do Pacto Global da ONU, do qual somos signatários desde 2003.

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s