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PETROBRAS – Venda de ativos.

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Parece brincadeira, mas querem se desfazer de um ativo que em 2014 deu um lucro de mais de R$ 1.3 bilhão.

 

Petrobras avalia dividir TAG em duas

 

Dentro de seus esforços de venda de ativos, a Petrobras estuda separar a Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária que controla a malha de gasodutos da estatal, em duas empresas. A proposta em avaliação, inspirada no modelo argentino de privatização no setor de gás natural, é criar uma companhia que concentre os dutos do Sul e Sudeste e outra com a infraestrutura do Norte e Nordeste, para em seguida oferecer os ativos ao mercado.

O Valor apurou que a estatal ainda não colocou o ativo em negociação, mas tem avaliado dois modelos diferentes de venda de sua participação na TAG: um deles seria vender uma fatia de 49% e o outro uma participação de 80%. No último caso, a Petrobras abriria mão do controle acionário na transportadora de gás.

Segundo-uma fonte a par do assunto, a proposta de venda de 80% da TAG tem agradado os potenciais compradores, que preferem adquirir o controle da companhia, ao invés de deixá-lo nas mãos da estatal. Na avaliação do consultor Mareio Balthazar, da NatGás, o modelo é positivo também para a Petrobras, na medida em que a negociação tem potencial para gerar caixa e ajudar a companhia a reduzir sua alavancagem.

“Acho a proposta [de se desfazer do controle da TAG] bastante razoável. A Petrobras não tem necessidade hoje de controlar gasodutos”, disse Balthazar, ex-gerente de Desenvolvimento de Negócios da estatal e ex-consultor da El Paso.

O consultor, no entanto, acredita numa probabilidade maior de venda de uma participação minoritária da estatal na TAG. “Não vejo espaço político para vender o controle sem que isso não caracterize privatização. Acho pouco provável”, afirma.

Pelos cálculos da NatGas, levando em conta a evolução do fluxo de caixa da companhia e o aumento do volume transportado ao longo dos próximos 15 anos, a TAG vale entre US$ 3,8 bilhões e US$ 5,2 bilhões. Se optar por negociar os 80% da empresa, a Petrobras poderia arrecadar de US$ 3,04 bilhões a US$ 4,16 bilhões com a operação.

A TAG é responsável pela gestão de uma malha de 6,5 mil quilômetros de extensão de gasodutos, mas não tem hoje perspectivas de crescimento a partir de novos projetos. Isso porque a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) veta a participação cruzada entre carregadores (usuário do gasoduto) e transportadoras nos gasodutos licitados sob regime de concessão. Ou seja, para cada projeto concedido, as empresas têm de escolher se querem contratar a capacidade do duro ou construí-lo e operá-lo. As regras se estendem também para empresas controladas e coligadas.

Como a Petrobras detém participação na TAG e é uma grande produtora, e com isso precisa contratar gasodutos para transportar seu gás, a TAG tende a ficar impedida de participar das licitações. Será assim, por exemplo, no leilão, do projeto Itaboraí-Guapimirim, o primeiro gasoduto indicado pelo governo para licitação.

Em 2014, a TAG lucrou R$ 1,272 bilhão, aumento de 14% sobre o lucro ajustado de 2013. Já o Ebitda caiu 9%, para R$ 5,164 bilhões, impactada, em parte, pela baixa contábil, no valor de R$ 324 milhões, como consequência da Operação Lava Jato. Na ocasião, a empresa calculou as perdas com corrupção deduzindo 3% de contratos assinados entre 2004 e 2012, no valor de R$ 10,733 bilhões, com companhias citadas na investigação. 5

Os dados operacionais da companhia, contudo, foram positivos. Em 2014, a TAG movimentou em sua rede 107,7 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, o que representa um aumento de 20% frente a 2013. A transportadora investiu, ao todo, R$ 308 milhões no ano passado, sobretudo em manutenção e adequação da rede.

Ao Valor, a Petrobras informou que não se manifestaria sobre o assunto. “A Petrobras não informa sobre hipotéticas negociações ou acordos envolvendo ativos. Qualquer informação concreta sobre alterações significativas em negócios, no Brasil ou no exterior, será divulgada em momento oportuno e por meio de fato relevante”, informou a estatal, em nota.

Fonte: Valor Econômico

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Autor: carlosadoria

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