petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

NOVO HUB DE GÁS NATURAL.

Deixe um comentário

INTERNACIONAL

Portugal e Espanha vão ter hub de Gás Natural entre setembro e outubro

 

Portugal e Espanha vão ter em funcionamento uma bolsa de gás natural, um ‘hub’, entre setembro e outubro, permitindo aos operadores dos dois países fazerem trocas, anunciou hoje o secretário de Estado da Energia português.

“Até ao final do mês de julho vamos publicar uma lei para permitir aos operadores porem em funcionamento um ‘hub’ de gás e em setembro ou outubro vamos ter em funcionamento trocas de gás”, anunciou hoje Artur Trindade, no decorrer da I Jornada Ibérica do Mercado da Energia, a decorrer em Madrid.

Artur Trindade acrescentou que “falta fazer muito pouco da parte portuguesa”.

“O objetivo desse ‘hub’ de gás, dessa bolsa, é estimular a concorrência, estimular os preços e, assim, beneficiar quem está no mercado de gás”, declarou.

O secretário de Estado reconheceu que nem tudo vai correr bem à primeira, mas afirmou que é necessário começar a trabalhar e corrigir erros à medida que se avança.

“Não há muitos ‘hubs’ de gás a funcionar bem na Europa, portanto, reconheço que nem tudo vai estar a correr bem logo no início. Mas temos de correr os nossos riscos e começar a trabalhar. Não tenho problemas em dizer que vamos acompanhar, monitorizar e mudar o que for preciso”, salientou.

Por outro lado, Artur Trindade adiantou que é um objetivo prioritário assinar um tratado sobre o mercado ibérico do gás, o MIBGAS.

“Já existe troca de correspondência entre os dois governos (Portugal e Espanha) e existe um texto. Estamos nos detalhes jurídicos e técnicos desse texto e a nossa intenção é poder assiná-lo em setembro”, revelou.

O governante declarou que um Tratado sobre essa matéria constitui um “edifício jurídico mais estável, previsível e mais forte”.

“Poderíamos fazer tudo sem um tratado, mas os operadores precisam de estabilidade e um tratado tem uma forca jurídica superior. É um compromisso de longo curso que fortalece as relações jurídicas”, vincou.

O secretário de Estado também reafirmou que Portugal e Espanha estão alinhados na necessidade de a Europa aumentar e financiar as interligações energéticas entre a Espanha e a França, para que a Península deixe de ser uma ilha energética.

“Temos de aumentar entre França e Espanha e, no debate europeu, Portugal e Espanha dizem ambos que é preciso. Para a procura atual não preciso de mais interconexões entre Portugal e Espanha”, disse.

A ideia é utilizar os terminais LNG (Gás Liquefeito) da Península Iberica para fornecer os países do Centro da Europa ou, pelo menos, dar segurança de abastecimento aos consumidores dessa região europeia.

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Anúncios

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s