petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

GASODUTOS – Resposta ao jornal O Globo.

Deixe um comentário

Blog Fatos e Dados

Gasodutos: resposta ao jornal O globo

 

 

Leia a resposta que enviamos ao jornal O Globo a respeito de oferta de gás e malha de gasodutos:

Pergunta: Estamos fazendo matéria de fim de semana sobre o futuro do gás natural no mercado brasileiro. Já recebemos algumas respostas da Petrobras  relativas a algumas perguntas solicitadas pelo Bruno na semana passada, que serão utilizadas. Bom, mas temos uma pergunta a mais sobre esse assunto, considerando a recente declaração do diretor Alcides Santoro:

Segundo o Plano de negócios 2014/18, a previsão é de aumentar a oferta da ordem de 118 milhões de m3/dia previstos para 2014, para 168 milhões m3/dia em 2030. Isso quer dizer que a atual malha é suficiente para esse aumento? Ou algum investimento terá que ser feito em termos de infraestrutura (gasodutos e UPGNs para levar o gás até a malha de distribuição?

Resposta: No horizonte de 2030, para uma oferta projetada de R$ 168 milhões de m³/dia, projetamos uma demanda de 143 milhões m3/dia, sendo parte destinada a consumo próprio em unidades pertencentes à Petrobras. O atendimento à demanda das distribuidoras e a novas usinas termelétricas será garantido por novos pontos de entrega e estações de compressão, não necessitando nenhum investimento na malha de gasodutos de transporte.

No Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2014-2018, 50% do total de investimentos previstos para a área de G&E referem-se ao tratamento e escoamento do gás natural nacional oriundo do pré-sal. A malha de gasodutos foi projetada para atendimento pleno da demanda no longo prazo e há investimentos da ordem de US$ 590 milhões alocados para garantia da continuidade, confiabilidade e segurança operacionais da infraestrutura logística de atendimento em todo o horizonte do Plano.

Obs: A matéria “Ofertade gás crescerá 68%, mas faltam gasodutos” (versão online) foi publicada pelo veículo nesta terça-feira (17/06).

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s