petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

PETROBRAS – Operações de frete.

Deixe um comentário

Blog Fatos e Dados

 

Operações de frete: resposta ao jornal Folha de S. Paulo


 

Leia nossa resposta ao jornal Folha de S. Paulo a respeito de relatório de auditoria que apontou problemas no registro de operações de frete na área de abastecimentoem 2008.

Resposta:

A Petrobras informa que em 2008 foi realizada auditoria interna de rotina na Gerência de Afretamento da Petrobras. Nesta auditoria, não foram constatadas quaisquer irregularidades ou prejuízos para a empresa nas operações de afretamento auditadas. Os pontos identificados dizem respeito à forma de autorização e ao prazo para se efetuar os registros das operações, explicados em parte pela dinâmica de mercado à época e pelo aumento do volume de contratações de frete.

As recomendações da Auditoria Interna foram acatadas, tendo sido adotadas medidas para correção das recomendações, tanto em termos de sistemas como de procedimentos. A área de Auditoria Interna da Petrobras realiza auditorias internas de rotina, situação de praxe que ocorre em todas as unidades da companhia.

Pauta:
“Caros, boa tarde, tivemos acesso a um relatório de auditoria que apontou problemas no registro de operações de frete na área de abastecimento em 2008, e vamos publicar a informação.

Entre as irregularidades detectadas pela auditoria:
– descumprimento dos procedimentos previstos no manual de afretamento, relacionados com aprovações para negociações e contratações:
– Falta de autorização formal para início do processo de afretamento de navios
– Autorização previa para consulta ao mercado em desacordo com o limite de competência do gerente envolvido (devia ter sido envolvida instância maior).
– Autorização para contratar navios após serviços já terem sido executados, havendo casos de defasagem de quase 400 dias
– Falta ou atraso no registro do processo de negociação, impedindo a rastreabilidade das condições de negociação.

Providências: “aprimoramento de controles de autorização, visto que foram realizadas aprovações verbais e depois formalizadas; revisão dos limites de competência de gastos e proposta de revisão dos manuais para adequar o processo”.

Perguntas:

– Quais foram as perdas estimadas pela empresa com tais procedimentos?
– O processo ocorreu durante um ano. Não foi tempo demais para a irregularidade ter sido detectada?
– As providências foram apenas para corrigir processos. Não houve punições, uma vez que é claro que não foi um erro esporádico, mas ocorria sistematicamente? Houve advertência a funcionários?
– Quem era o gerente de afretamento na época?
– Houve casos semelhantes anteriormente e posteriormente? Em caso afirmativo, quais foram as ocorrências? QUais perdas? Quais providências?
– A polícia federal investiga o desvio de recursos relacionados a fretes. Práticas como esta podem ter contribuído para isso ocorrer?
– Dado que o não registro adequado das operações e das negociações impedem a rastreabilidade do histórico de negociações, é possível concluir que a prática possa ter contribuído para algum ilícito?
– Os funcionários envolvidos na irregularidade continuam na área? foram deslocados para outras?

Por gentileza, poderia me confirmar se o trabalho da equipe de auditoria interna da Petrobras é permanente e abrange todas as áreas da empresa, em busca de irregularidades em procedimentos rotineiros e contratos?”

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s