petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

O “FRACKING” É SEGURO?

Deixe um comentário

Regulação e subsídios do governo fizeram com que a prática decolasse nos EUA
Fraturamento hidráulico

O ‘fracking’ é seguro?

O fraturamento hidráulico pode ser feito de maneira segura – a proibição desta prática parece uma reação exagerada

O fraturamento hidráulico, ou fracking, tem atraído protestos em todos os lugares, desde as Américas do Norte e do Sul até a Austrália. Vários países europeus proibiram totalmente a prática. Mas como o ‘fracking’ funciona e quão perigoso é, realmente?

Até os anos 70 o setor de energia americano parecia estar em um declínio terminal. As grandes empresas petrolíferas haviam há muito tempo se voltado para o exterior em busca de campos mais ricos. Mas uma técnica inventada nos anos 40 e adaptada décadas depois por George Mitchell, um petroleiro texano, podia franquear as reservas de petróleo e gás natural presos nas rochas de xisto à exploração. Mitchell descobriu que injetando água, areia e algumas substâncias químicas no solo, a alta pressão, ele poderia fraturar a rocha e criar caminhos para que o petróleo e o gás natural escapassem. Uma leve regulação e subsídios do governo fizeram com que a prática decolasse nos EUA. Os campos de xisto hoje produzem  um quarto do gás natural do país. No ano 2000, produziam apenas 1%. No ano passado o preço do gás natural nos EUA  havia caído para cerca de um quarto do preço na Europa e um sexto do preço na Ásia, ainda que tenha voltado a subir desde então.

Alguns pesquisadores receiam que as fraturas subterrâneas possam causar tremores de terra: um estudo ligou o fraturamento a pequenos tremores no norte da Inglaterra em 2011, mas quase não há evidencia desse tipo de tremor nos EUA, onde milhares de poços foram cavados.

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s