petroleiroanistiado

A great WordPress.com site

NÃO A VENDA DO PETRÓLEO DO BRASIL.

2 Comentários

Emanuel Cancella

É a campanha O Petróleo é Nosso às avessas: “o petróleo é vosso”, como prognosticou, em 1998, o genro de FHC e primeiro diretor-geral da ANP, David Zylbersztajn, em palestra a representantes de multinacionais.

No maior movimento entreguista a que esse país já assistiu, o governo brasileiro vai leiloar o equivalente a mais de duas vezes as reservas de petróleo descobertas pela Petrobrás, durante todos os seus 59 anos de existência, que é 14 BI de barris. Quem afirma isso é a maior autoridade de petróleo do país, a Agência Nacional de Petróleo – ANP. A Diretora-Geral, a engenheira Magda Maria de Regina Chambriard, afirma em documento oficial da Agência, que o 11º leilão, nos dias 14 e 15 de maio de 2013, vai oferecer aos consórcios e às multinacionais cerca 30 BI de barris de petróleo.

Paulo Metri, ex-funcionário da ANP e membro da campanha do petróleo, avalia que, na visão mais otimista, o Brasil vai perder no 11º leilão 25 BI de barris de petróleo, que a preço internacional de U$ 100 o barril, acumulam 2,5 trilhão de dólares, valor maior que o PIB anual brasileiro, ou seja, vamos entregar no 11º leilão o equivalente a mais que tudo que a nação produziu em um ano. Será que esse dinheiro não seria mais bem empregado erradicando a fome e a miséria do povo, como diz pretender a presidente Dilma, como também oferecendo serviços públicos de qualidade aos brasileiros, principalmente a saúde e educação. 

 

 

Se, na década de 40 e cinqüenta, conseguimos reunir toda a sociedade brasileira, civis e militares, comunistas e conservadores, na maior campanha cívica, em defesa do monopólio estatal do petróleo e da Petrobrás, agora a reedição da campanha é para entregar nosso ouro negro. Vamos reeditar a campanha do petróleo às avessas! A autoridade maior de petróleo no país, a ANP justifica o leilão como forma de levar o desenvolvimento às regiões mais pobres do país. Só faltou dizer que o leilão é para erradicar a pobreza!
Pasmem, a senadora do PCdoB do Amazonas, Vanessa Graziotim, em vídeo gravado no Senado federal, disse que o leilão já vinha sendo adiado há muito tempo e sua realização é fundamental, e parafraseando a diretora geral da ANP, disse da importância do leilão em levar o desenvolvimento às regiões mais pobres do país. Os comunistas foram fundamentais na campanha “ O Petróleo é Nosso!”. Essa infeliz declaração foi em aparte ao senador Roberto Requião do Paraná, que, em 27/3, na tribuna do senado, fez severas e duras crítica ao 11° leilão.

Em seu governo, Fernando Henrique Cardoso bem que tentou privatizar a Petrobrás, no limite conseguiu quebrar o monopólio, mas não conseguiu mudar o nome da companhia para Petrobráx muito menos privatizar a empresa. O primeiro Diretor-Geral da ANP, David Zilberstein, ex-genro de FHC, em sua primeira entrevista coletiva, proferiu a palavra de ordem “ O petróleo é Vosso! Vale lembrar que a ANP foi criada após a quebra do monopólio e foi também quem introduziu no país os criminosos leilões de petróleo.Depois de FHC, o governo Lula afastou o fantasma da privatização da Petrobrás, retomou a indústria naval, que havia sido destruída por FHC, restabeleceu através de concurso os quadros técnicos na Petrobrás, e permitiu com pesados investimentos a descoberta do pré-sal. Foi também no governo Lula que a Petrobrás conseguiu, através da venda de suas ações, a maior capitalização do planeta. Agora, num conluio vergonhoso, o governo Dilma, a direção da Petrobrás, Congresso Nacional, governadores e prefeitos e Justiça brasileira patrocinam a entrega de nosso petróleo.

A revista Época desta semana noticia que a Gerência de Novos Negócios da Petrobrás está promovendo “o maior feirão da história da estatal – e talvez do país”. A pretexto de não ter dinheiro em caixa – numa crise, a nosso ver, fabricada para justificar as ações em curso – a direção da empresa resolver liquidar grande parte do seu patrimônio, sobretudo o que foi construído no exterior. Por meio do “plano de desinvestimento”, um eufemismo para a liquidação do patrimônio, o objetivo seria arrecadas 10 bilhões de dólares. Ora o que está em jogo e o que está sendo liquidado vale muito mais. Que negócios atropelados estariam sendo encobertos com essa liquidação?

A mídia brasileira cumpre o seu papel ridículo de subordinação ao capital internacional e, quando toca no tema, é para falar nos royalties e na importância dos leilões. Vale lembrar que a mídia sempre foi a favor das privatizações, juntem-se a isso as verbas de publicidade do governo, as maiores do mercado. A mídia está sendo muito bem remunerada para implementar o jogo sujo.

Dos militares que participaram ativamente da campanha em defesa do monopólio e da Petrobrás, cremos que não temos que esperar nenhuma reação, já que a audiência publica para 11º leilão foi feito dentro de uma base naval. Eles estão sabendo de tudo! E não podemos nos esquecer dos documentos secretos divulgados pelo Wikileaks, em relação ao petróleo “…É preciso cuidado para não despertar o nacionalismo dos brasileiros…”

Diante desse rolo compressor e do inexplicável silêncio daqueles que, no passado, sempre se colocaram tão firmemente contra as privatizações – e com essa bandeira se elegeram – resta um apelo quase desesperado: VETA DILMA! O papa com certeza é argentino. Mas será que Deus já não é mais brasileiro?

Autor: carlosadoria

MANTÉM SUAS UTOPIAS DE 60 ANOS ATRÁS.

2 pensamentos sobre “NÃO A VENDA DO PETRÓLEO DO BRASIL.

  1. Estou procurando um valor médio do barril de petróleo nos infames leilões brasileiros para completar um texto denúncia que porei logo em circulação. Vc ou o Emanuel Cancella poderiam enviar-me-lo ao e-mail? Obrigado! Abraço! Parabens!

  2. Carlos, boa tarde, seja efetivo na crítica, faça um movimento para alcançar milhoes de Brasileiros e até estrageiros … indico que você inicie uma petição ou algo parecido no site http://www.avaaz.org/po/petition e assim obter apoio .. na internet .. facebook .. !! estes são instrumentos poderosos .. acho q daria p/ obter centenas de milhres de adesões. boa sorte p/ nós. abçs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s